21 de agosto de 2008

Sou do tipo de pessoa que não tem crença alguma. Quer dizer, não tenho nenhuma religião, nenhum credo, nenhuma entidade que ajude a reger a minha vida. Acredito em energias. Acredito que tudo que fazmos tem volta, pro bem ou pro mal.

Ultimamente tenho ouvido coisas que tem me feito pensar. Crenças dos orixás e suas energias, poder das palavras ditas e pensadas, energia do pensamento para conseguirmos o que queremos. Complexo, e ao mesmo tempo, confuso. Isso só me faz chegar a uma conclusão: será que a gente consegue mesmo ser agnóstico?

Eu mesma, sem acreditar em nada, sempre falo o tão conhecido "Deus que me livre", e essas coisas. Puro costume de criação cristã. Mas não consigo mesmo pensar que exista alguém maior que mande nos nossos passos. Quem faz nosso caminho somos nós, e ponto. Desculpem se isso soa radical, mas não consigo interpretar de outra maneira estas palavras a não ser que é mais fácil atribuir nossos caminhos a uma outra força que não dependa de nós. Isso pra mim é preguiça de viver.

Mas não consigo ser alheia a tudo, simplesmente. Se eu quero o bem de alguém, e esta pessoa me faz mal, sei que ela receberá seu castigo alguma hora. Sei que se eu falar mal de alguém, terei uma punição logo em breve. Isso é lei do "Aqui se faz, aqui se paga", jargão sim, mas eficiente pacas. E acredito que tudo que nos acontece tem um motivo muito bem traçado por nós mesmos.

Pensar assim tem me feito viver melhor a vida, e sempre que algo me acontece, reavalio minhas ações e meus pensamentos. Se algo não vai bem, a culpa é estritamente minha. Se algo vai bem, sei que as minhas ações estão corretas e devo continuar a agir assim. Sem precisar acreditar em nada, somente na minha força interior.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ei Cassita, vim aqui conhecer seu blog! =)
Sempre fiquei em dúvida sobre essas coisas, ao mesmo tempo que acho que a fé motiva muitas pessoas, também vejo outras se acomodando e colocando tudo na mão de um tal ser superior. Se nada acontece, ainda afirmam que foi puro azar...

Bem, tô passando rapidinho mesmo só para dar um oi e uma opiniãozinha básica! hehe

Bjocas

Anônimo disse...

Ahhhhhhh, só para constar, coloquei as respostas que já ficam para completar direto aqui, mas é a Takinha... hehe
=)

Anônimo disse...

Ah.. mas fala sério... às vezes é bem bom por a culpa no destino ou qualquer ou entidade, se ausentar de responsabilidade e dormir em paz... atitude às vezes conhecida como foda-se..

caio paganotti disse...

"preguiça de viver"...

sensacional!